O secretário nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano (PT), reuniu em seu sítio, em Mendes, 25 prefeitos, neste sábado (15), para ouvir da cúpula da Light uma prestação de contas sobre os serviços e o seu plano de investimentos. A convocação foi um sucesso: só seis municípios atendidos pela concessionária não apareceram no convescote.
Até Eduardo Paes (PSD) foi. E virou o espalha-rodinhas que se formaram em torno de tulipas de chope depois da parte séria. Era só o prefeito do Rio apontar num grupo, que devagarinho fugia um para cada lado. Paes é pré-candidatíssimo ao governo em 2026, mas os coleguinhas estão evitando o compromisso antecipado — e as fotos que possam dar a entender essa aproximação.
“A reunião foi para os prefeitos ouvirem a Light, não era um encontro político”, informou o anfitrião Ceciliano, avisando que buscou evitar o uso eleitoral do evento. “Eu também convidei o Bacellar (Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa, o provável principal adversário de Paes em 2026). Mas ele não pode ir”.
As fotos do grupo reunido caíram nas redes sociais. E, claro, provocaram muito disse-me-disse. Políticos de centro-direita ficaram ouriçados com a presença de vários prefeitos aliados em torno de Paes.
Até entender que focinho de porco não é tomada — e que nem toda reunião é de composição político-eleitoral…

Light ouve os prefeitos e anuncia R$ 11 bi em investimentos
A apresentação da Light foi feita pelo acionista majoritário, Nelson Tanure; pelo CEO, Alexandre Nogueira; e pelo presidente do Conselho Administrativo, Hélio Costa,
Eles ouviram aos prefeitos, e contaram que o plano de investimentos da empresa soma R$ 11 bilhões nos próximos anos. A Light está em busca da renovação do contrato de concessão.

Deputados também estiveram no encontro
Além de Paes e de Luiz Fernando Pezão, de Piraí — organizador do encontro, ao lado de André Ceciliano — estiveram presentes os prefeitos Netinho Reis (Duque de Caxias), Marotto (Mesquita), Andrezinho Ceciliano (Paracambi), Antônio Neto (Volta Redonda), Kátia Miki (Barra do Piraí), Joa (Três Rios), Rosi Silva (Vassouras), Luciano Muniz (Pinheiral), Aluisio D´Elias (Quatis) e Bapton Biondi (Rio Claro), entre outros.
Os deputados federais Benedita da Silva (PT), Laura Carneiro (PSD), Max Lemos (PDT), Hugo Leal (PSD) e Júlio Lopes (PP); além do estadual Munir Neto (PSD).
Alguém propôs fazer o povo do gato passar a pagar !? Ou a gente que paga vai continuar pagando a parte dos caloteiros!?