O estado do Rio de Janeiro registrou mais de 10% de aumento no número de veículos roubados nos três primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados do Instituto de Segurança Pública mostram que, apenas na área atendida pela Delegacia da Penha (22ª DP) esse índice saltou em 135%. Ocorreram 127 roubos de veículos na área da 22ª DP entre janeiro e março deste ano, ante 54 no mesmo período de 2023.
A 23ª DP (Méier), que atende ocorrências dos bairros Cachambi e Todos os Santos, na mesma região, também viu um crescimento exponencial dos números: entre janeiro e março de 2023, foram registrados 56 roubos de veículos. No mesmo período deste ano, o índice chega a 109, um aumento de 94,6%.
Outras três delegacias da Zona Norte, como 20ªDP (Vila Isabel); 21ªDP (Bonsucesso) e 25ªDP (Engenho Novo), somam 459 ocorrências de roubos de veículos nos primeiros meses de 2024, um crescimento de 52,5% na comparação com o ano passado.
A delegacia que mais registrou roubos de veículos no estado foi a do Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Por lá, 340 ocorrências do tipo foram registradas nos três primeiros meses do ano. Apesar disso, os dados do local representam uma queda na comparação com o mesmo período de 2023.
Casos recentes
Neste domingo (12), durante um arrastão no Engenho Novo, na Rua 24 de Maio, um motorista teve o carro roubado por quatro bandidos. A esposa da vítima e a filha do casal, uma criança de sete anos, estavam no carro. O condutor informou que os assaltantes gritaram e xingaram durante toda a ação. Outros cinco carros foram abordados, com motoristas sendo obrigados a entregar objetos de valor, como alianças e celulares.
Outros casos recentes ocorreram na Rua General Galiene, em Bonsucesso. Criminosos armados com fuzil desceram praticamente com carro em movimento e abordam uma picape onde estava uma mulher e uma criança, roubando o veículo. A ação foi registrada por câmeras de segurança. As duas vítimas se abraçaram e enquanto os criminosos iam embora.
Na Rua General Clarindo, no Engenho de Dentro, uma tentativa de roubo também foi capturada pelas imagens de uma câmera de segurança do local. O veículo é blindado e o motorista não abriu a porta, cujo um dos criminosos tentou arrombar. Os bandidos não conseguiram roubar o veículo e, então, disparam contra o para-brisa do carro.
Em nota, a PM atribuiu o aumento de roubo de veículos na Região Metropolitana como consequência da disputa territorial entre bandidos. A corporação afirma que vem intervindo nesses confrontos e intensificando o policiamento ostensivo nas ruas para reduzir esses números, além de ter apreendido 1.700 armas de fogo, incluindo 215 fuzis, nos cinco primeiros meses de 2024