Pessoas de 0 a 18 anos com autismo poderão receber atendimento multiprofissional no primeiro Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) da cidade. O espaço localizado no Centro Municipal de Reabilitação Instituto Oscar Clark, no Maracanã, foi inaugurado pela Prefeitura do nesta quarta-feira (31).
A unidade receberá pacientes com suspeita ou confirmação de transtorno do espectro autista para atendimentos de reabilitação e terapêutico individualizado. Haverá oferta de diferentes especialidades, como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e musicoterapia. A capacidade é de atender até 150 pessoas por semana, sendo destinado a pacientes previamente encaminhamentos serão feitos pelas clínicas da família ou pelos centros municipais de saúde.
O centro conta com um ambiente projetado para garantir a possibilidade de a criança se recompor em quadros de agitação, chamado sala do “aconchego”, onde há poucos estímulos. Há ainda uma sala sensorial com diversos equipamentos, incluindo uma tirolesa e parede de escalada, além de espaço para atividades em grupo com jogos para estimular a comunicação, com brinquedos terapêuticos e instrumentos musicais que estimulam o desenvolvimento infantil.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para ser avaliado com testes diagnósticos recomendados para o seu quadro. Caso receba indicação para o serviço especializado, o paciente será encaminhado pelo Sistema de Regulação (SISREG).