Primeira mulher a presidir a seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Tereza Basílio, vai receber a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida exclusivamente a mulheres. O evento acontecerá na próxima terça-feira (18), no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio.
A honraria celebra personalidades com destaque em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. O presidente da Câmara e autor da iniciativa pela honraria, vereador Carlo Caiado (PSD), comentou sobre a atuação da advogada.
“A Dra. Ana Tereza Basílio é uma profissional exemplar, muito atuante na luta pelos direitos dos advogados e pela nossa democracia. É uma honra conceder a medalha que leva o nome da nossa pioneira da música, Chiquinha Gonzaga, a essa pioneira do Direito”, celebrou.
Além do presidente Carlo Caiado, a homenagem, aprovada em novembro de 2022, é assinada ainda pelo vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), 1º secretário da Câmara, junto com os ex-vereadores Marcos Braz (PL) e Teresa Bergher (PSDB).
A ocasião também será marcada pela entrega de moções a várias advogadas, por iniciativa do vereador Pastor Deangeles Percy (Republicanos).