O tradicional distrito de Itaipava, na Região Serrana, promove neste fim de semana a 5ª edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis, que já faz parte do calendário oficial da região e reunirá pelo menos 30 expositores locais no Vilarejo, em frente ao Parque de Exposição. Além da exposição e venda, o evento traz uma programação diversificada, composta por oficinas e palestras, com curadoria dos renomados ceramistas Ivo Ferreira e Lydia Sebastiany.
“A Feira atrai artistas, artesãos e entusiastas propiciando o festejar dessa arte através do favorecimento da reunião de amantes da cerâmica, o que possibilita uma rica troca de ideias e o compartilhar de paixões, reforçando, assim, a conexão entre a comunidade e essa expressão artística milenar que traduz em formas, texturas e cores o que bem podemos chamar de poesia concreta”, explica Alice Cavalcante, uma das produtoras da feira.
Atividade mais que centenária em Petrópolis, iniciada pelo francês Henry Gonot e empreendedor Alberto Augusto da Costa na década de 20, a arte da cerâmica teve uma história importante na região até meados dos anos 1970. Há alguns anos, o movimento no setor voltou à cena com vários ateliês e com eles o número de admiradores da arte cerâmica tem sido crescente. Atualmente cerca de 40 ceramistas produzem artesanalmente objetos artísticos, decorativos e utilitários.
“No rastro dessa retomada foi criada a Feira de Cerâmica de Petrópolis, que chega à sua 5ª edição promovendo a educação e a diversidade, fortalecendo os laços comunitários e impulsionando o turismo e a economia local”, conta a Isabel Themudo.
A feira acontecerá na Estrada União e Indústria, nº 10.035, Itaipava, nos dias 2 e 3 de novembro de 2024. Sábado funcionará das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h. A visitação é gratuita.
Programação
Sábado – 02/11
11h – Oficina interativa para crianças com Camila Muniz – Imprimindo texturas da natureza na argila
14h – Demonstração de torno com Kíria Bermute
16h – Aula demonstrativa de pintura em baixa temperatura com Lívia Müller
Domingo – 03/11
11h – Oficina interativa para crianças com a arte educadora Elis Simões
14h – Palestra com Caio Giardullo e Nelson Lixa (Arte Brasil) – Não é mágica: transformações da massa e do vidrado durante a queima.
16h – Oficina de aquarela em cerâmica com Flávia Lovatel