O fechamento do cadastramento eleitoral ocorrerá em 30 dias, no dia 8 de maio. Isso significa que os eleitores têm apenas um mês para alterar dados cadastrais, tirar a primeira via do título de eleitor, regularizar o documento ou fazer o cadastro biométrico para votar nas eleições municipais deste ano.
No estado do Rio, cerca de quatro milhões de pessoas — com metade só na capital — ainda não têm a biometria cadastrada, que é uma ferramenta de segurança para o processo eleitoral, prevenindo possíveis falsificações e fraudes.
Todos os serviços podem ser realizados em qualquer uma das 165 zonas eleitorais e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a coleta da biometria ou já tenha a cadastrada e queira transferir o domicílio eleitoral, alterar qualquer informação do título ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, ele pode acessar o site do TRE-RJ para consultar ou fazer esses serviços.
Pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, além de consultar a situação do seu título, é possível tirar dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Já os postos de atendimento do TRE-RJ funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.