Apontado como o segmento que gera maior movimento no turismo regional na baixa temporada, a agenda dos encontros de motociclistas começa no último fim de semana de março, em Paracambi, e vai até dezembro. Os eventos também são minifestivais de rock, o ritmo preferido dos motociclistas e simpatizantes das aventuras em duas rodas.
Já estão confirmados os eventos de Paracambi, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Maricá, Sumidouro, Cabo Frio, Penedo, Cordeiro, Búzios, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. De 2020 para junho de 2024, a frota de motocicletas no Rio de Janeiro cresceu 26,5%. No último levantamento, em junho de 2024, a frota chegava a 1,6 milhão de motos em todo o estado. No mesmo ano, 483 motociclistas morreram em acidentes.
O presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ), o advogado Carlos Fernando Maggiolo, explicou que há uma diferença básica entre os motociclistas da cidade e os que fazem o chamado moto-turismo.
“Estes, que frequentam os encontros semanais, respeitam as leis de trânsito e usam os equipamentos de segurança, como capacetes, botas e roupas de couro. Com eles, o número de acidentes é mínimo e quando ocorre a incidência de óbitos é muito baixa por causa da segurança que adotam”, explicou.
Banda Faixa Etária é uma das mais populares entre os motociclistas
Com 20 anos atuando no segmento, a banda Faixa Etária já tem agenda de shows até o fim do ano. Zell Palmar, vocalista do grupo, ressalta que o público dos encontros é exigente.
“Eles adoram o rock clássico, mas são fiéis às bandas que têm qualidade musical e possuem repertório que agrade a todos”, explicou, acrescentando que o grupo estará nos eventos de Paracambi, Angra, Cabo Frio (Diveneta), Sumidouro, Penedo, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto, além de Aventureiro (MG).
Presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega pediu mais apoio do estado, através de patrocínios, aos eventos tradicionais dos motociclistas devido a importância dos encontros para a economia e hotelaria do interior.
“Em geral, os organizadores têm que recorrer às cidades vizinhas porque os hotéis ficam lotados, com reservas muitas vezes feitas ao término do evento do ano anterior. Este é um segmento que gera fluxo turístico e que precisa de apoio”, defendeu Navega.
O Laconia Motorcycle Week é o encontro de motocicleta mais antigo do mundo, além de ser um dos maiores dos Estados Unidos. O encontro começou a ser realizado em 1916 e continua ativo desde então, em Laconia, New Hampshire. No Brasil, a primeira associação foi datada de 1927, quando foi criado o Moto Club do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 2032, o Moto Clube de Campos, no Norte Fluminense, comemora seu centenário.