O Tribunal de Contas do Rio (TCE-RJ) recebeu a visita institucional do deputado estadual Luiz Paulo (PSD), na última quinta-feira (15). Entre os temas debatidos está a utilização da inteligência artificial no controle externo.
Recebido pelo conselheiro-presidente, Rodrigo Melo do Nascimento, o parlamentar abordou questões institucionais relacionadas à gestão do Estado. Outro ponto abordado foi o uso de novas tecnologias para a modernização de procedimentos de controle externo.
Ao comentar a aplicação de inteligência artificial pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o parlamentar foi informado pelo conselheiro-presidente de que o TCE-RJ está em tratativas com a Corte de Contas federal para adotar a mesma ferramenta em seus trabalhos. O TCU disponibiliza o código-fonte do aplicativo para outros Tribunais.
“As ferramentas de inteligência artificial são um apoio ao trabalho do auditor. Nunca vão substituir o ser humano, porém podem aumentar a produtividade dos servidores”, disse o conselheiro.
Para o deputado, a inteligência artificial representa um avanço significativo para todas as áreas.
“Eu, como professor da Escola do Legislativo da nossa Assembleia, fui um dos primeiros a experimentar essa tecnologia e rapidamente me rendi. Claro que sempre temos que avaliar as respostas e verificar a autenticidade das informações”, pontuou o deputado.