Logo nas primeiras semanas de janeiro, pais e responsáveis já começam a corrida para a compra do material escolar dos pequenos. Para orientar os consumidores, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara do Rio, vereadora Vera Lins (Progressistas), alerta que é preciso ter estratégia para economizar de verdade na hora de ir às compras.
Uma delas é fazer um planejamento e uma lista do que realmente é necessário, para não comprar por impulso. Além de tentar reutilizar mochilas e itens que estejam em bom estado, o que irá reduzir os gastos. E sobretudo, o consumidor deve sempre negociar para obter o máximo de desconto possível.
“É necessário e prudente que o consumidor faça uma pesquisa de preço em vários estabelecimentos antes de realizar a compra do material escolar, e que cobre e reclame sempre que se sentir lesado em seus direitos, já que os órgãos de defesa do consumidor estão aí para esclarecer qualquer dúvida. E lembre-se: até que se prove o contrário, você tem sempre razão” aconselhou a vereadora.
O consumidor que quiser reclamar ou denunciar um direito violado pode fazê-lo através do facebook no endereço https://www.facebook.com/ComissaoMunicipalDeDefesaDoConsumidorRJ/ e registrar sua reclamação.
Ele também pode encaminhá-la pelo e-mail [email protected] e postá-la no site www.camara.rj.gov.br clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor ou através do 0800 285 2121.