A luta pelo fim da escravidão no século XIX será tratada por diferentes perspectivas no evento “Abolitionismus: periódicos brasileiros de língua alemã e imprensa antiescravista no País”. O evento gratuiro acontecerá na próxima sexta-feira (23), no auditório do Arquivo Nacional, unidade Rio de Janeiro.
Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã para o Brasil, o assunto será abordado a partir de inúmeros periódicos brasileiros de língua alemã no processo de formação da esfera pública brasileira nas décadas de 1860 a 1880, e sua aproximação à imprensa negra abolicionista que também atuava no período escravista.
A mesa-redonda terá pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que estudam a temática e, em seguida, uma exposição apresentará painéis gráficos com informações básicas sobre os periódicos em língua alemã publicados no Brasil na época.
O Arquivo Nacional, secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e o Laboratório de Estudos de Memória Multilíngue Brasileira (lemmbra), uma iniciativa da UFF e da UFPR, são os organizadores do evento, em parceria com o Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do espaço.
Para acessar o formulário de inscrição basta acessar o site do Arquivo Nacional.