Dos 46 deputados federais do Rio, 23 assinaram a proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende acabar com a escala de trabalho 6×1 — em que o trabalhador cumpre seis dias de jornada para um de folga. A medida, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), formaliza a iniciativa do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL), e conseguiu nesta quarta-feira (13) o apoio de 194 parlamentares, ultrapassando as 171 assinaturas necessárias para dar início à tramitação.
A PEC conta com o apoio em peso de parlamentares de esquerda e centro-esquerda do Rio, como Chico Alencar (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e Lindbergh Farias (PT), que defendem a mudança da escala 6×1 para reduzir o desgaste físico e psicológico do trabalhador. Segundo esses parlamentares, a alteração na jornada de trabalho poderia proporcionar um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Entre os deputados do Rio que não assinaram a favor da PEC estão figuras de grande representatividade eleitoral, como General Pazuello (PL), Doutor Luizinho (PP), Otoni de Paula (MDB) e Carlos Jordy (PL). Esses parlamentares têm, até agora, mantido silêncio sobre a proposta e não se manifestaram publicamente a favor nem contra. Para críticos da medida, uma mudança na jornada pode elevar custos para empregadores e impactar a produtividade, especialmente em setores que operam em regime ininterrupto.
Agora, a proposta será protocolada e seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, iniciando oficialmente sua tramitação.
Assinaram a favor da PEC:
- Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
- Washington Quaquá (PT-RJ)
- Benedita da Silva (PT-RJ)
- Reimont (PT-RJ)
- Dimas Gadelha (PT-RJ)
- Lindbergh Farias (PT-RJ)
- Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
- Laura Carneiro (PSD – RJ)
- Renan Ferreirinha (PSD-RJ)
- Max Lemos (PDT-RJ)
- Marcos Tavares (PDT-RJ)
- Chico Alencar (PSOL-RJ)
- Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
- Taliria Petrone (PSOL-RJ)
- Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
- Glauber Braga (PSOL-RJ)
- Murillo Gouvea (União Brasil-RJ)
- Juninho do Pneu (União Brasil-RJ)
- Luciano Vieira (Republicanos-RJ)
- Marcelo Crivella (Republicanos-RJ)
- Bandeira de Mello (PSB-RJ)
- Hugo Leal (PSD-RJ)