Um novo ramal do VLT pode ligar pontos estratégicos da Zona Sul do Rio, como Botafogo, Gávea e Leblon, com 20 estações ao longo de 10,4 km de trilhos. O projeto, elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, prevê a implantação de um corredor exclusivo do bonde elétrico ao longo de vias como São Clemente, Voluntários da Pátria e Jardim Botânico.
A informação foi publicada inicialmente pelo site Diário do Rio. A proposta contempla integração com as linhas 1 e 2 do metrô na estação Botafogo e com a futura estação Gávea, da linha 4. O novo trajeto aproveitaria faixas viárias já existentes e reduziria o espaço para circulação de carros.

O custo estimado é de R$ 1,7 bilhão, com projeção de atender cerca de 100 mil passageiros por dia — mais do que a demanda do antigo “Metrô na Superfície”, que deixou de operar no ano passado. Os estudos de demanda e impacto já estão concluídos.
Entre os pontos que receberiam estações estão a Praça Antero de Quental, o Cobal do Leblon, a PUC-Rio, o Hospital da Lagoa, o Colégio Pedro II e diversos trechos das ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, sendo nove paradas apenas em Botafogo.
A ideia retoma planos anunciados pela prefeitura em 2022, quando o prefeito Eduardo Paes (PSD) prometeu uma rede de VLT com mais de 200 km pela cidade. Na época, também foram previstas obras de drenagem e requalificação urbana na Rua Jardim Botânico, área frequentemente afetada por enchentes.
Pergunta sincera: Onde esses caras projetaram as Oficinas e Garagens do VLT da Zona Sul ? Porque a rede de VLT com 4 linhas em funcionamento no Centro do Rio, tem na Gâmboa as suas Oficinas e Garagens. É lá que os VLT são limpos, recebem manutenção e são guardados para não serem vandalizados. Onde a Prefeitura e o BNDES projetaram as Oficinas e Garagens do VLT da Zona Sul ?
Uns com tanto outros sem nada. Por mim a gente que mora de Sulacap Santa Cruz declarava independência, emancipação dessa cidade que só nos deixa abandonados. Parabéns aos cariocas de verdade. Pra gente que não tá no mapa, só abandono
Vão replicar o desastre do Veículo Lerdo sobre Trilhos na Zona Sul. Botafogo será a nova Pavuna.