O Instituto Teatro Novo realiza até o dia 10 de outubro a oficina “Práticas Acessíveis”. Ao todo, são 11 encontros gratuitos que acontecem sempre às 18 horas na sede da instituição, que está localizada na Rua General Andrade Neves, 281, São Domingos, na região central de Niterói, Região Metropolitana. A oficina anda tem vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever pelo formulário disponível nas plataformas do instituto.
O objetivo do curso, que teve início na última segunda-feira (23) é oferecer capacitação profissional a diversas pessoas que trabalham com cultura para instruí-las a respeito de práticas de acessibilidade em diversas linguagens artísticas. Embora o curso já tenha se iniciado, as inscrições seguem abertas.
A diretora do Instituto Teatro, Márcia Bonioli, destacou que a oficina conta com profissionais de referência na área cultural e as aulas prometem expandir o debate e, principalmente as ações sobre inclusão social para pessoas com deficiência dentro da cultura.
“O Práticas Acessíveis está reunindo profissionais que são referência em acessibilidade cultural para esses encontros de formação com gente que trabalha com cultura e arte em Niterói. Com isso, o Instituto Teatro Novo busca contribuir para tornar os espaços e eventos da cidade mais inclusivos para todos os públicos”, comentou Márcia.
O Práticas Acessíveis tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas, e foi desenvolvido em dois eixos. O primeiro, iniciado em agosto no Instituto Teatro Novo, conta com oficinas voltadas para pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down em busca de protagonismo. Estão em curso as oficinas de artes, percussão e digital influencer e, em breve, serão iniciadas as aulas de produção em audiovisual.