Representante do PSOL no governo Lula, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, fará uma caminhada na Praia de Icaraí, neste sábado (14), com a candidata do partido à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone. A maranhense, que esteve na última terça-feira (10) com o presidente Lula no Amazonas, também se reunirá com ambientalistas da cidade para debater as mudanças climáticas.
Talíria é coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima, da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara.
“Niterói está entre uma das 1942 cidades com risco de eventos extremos climáticos”, alerta a ministra.
A líder indígena também tem como uma de suas pautas a luta em preservação dos sambaquis. Assunto em pauta também na campanha de Talíria.
“Vamos lutar pela preservação dos nossos sambaquis e recuperar os corpos hídricos, ter política urbana para enfrentar os alagamentos, como macrodrenagens. Podemos ter empregos verdes e aumentar a coleta seletiva”, garante a deputada, que também tem o apoio da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
O Sítio Arqueológico Sambaqui Camboinhas é uma das ocupações mais antigas do litoral brasileiro. São sete mil anos que guardam a história dos povos originários.