Na última quinta-feira (13), foi o Dia do Turista e a Prefeitura de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, indicou seis lugares para conhecer na cidade. No entanto, muitos estranharam a ausência da Praia do Peró, única certificada com a Bandeira Azul no município.
O programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. Ele busca a reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
No estado do Rio, apenas Peró, em Cabo Frio; Forno, em Búzios; Sossego, em Niterói; Itaúna, em Saquarema; Marina Costabella, em Angra; e Iate Clube de Santos, também em Angra, estão com a certificação em vigor. Dessa forma, moradores e comerciantes do Peró ficaram surpresos com o “esquecimento”.
O guia da Prefeitura conta com a Praia do Forte, Fazenda Campos Novos, Ilha do Japonês, Morro da Guia, Pontal de Santo Antônio e Espaço Cultural do Surfe. No entanto, usuários das redes sociais lembraram do Peró, especialmente por conta da Bandeira Azul. Desse modo, muitos comentários questionavam sobre a ausência da localidade na publicação.