Um homem foragido da Justiça do Peru, procurado também pela Interpol, foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (13) na cidade do Rio. Natural de Lima, capital do Peru, o criminoso de 30 anos, era procurado para responder a um processo criminal por estupro de vulnerável, ocorrido em seu país em 2019. As infrações foram definidas como: “violação sexual de menor de idade” e “toques, atos de conotação sexual ou atos libidinosos sem consentimento”.
A ação foi cumprida por agentes das policias federais do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol/RJ), com apoio da Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DGSEI/TJ-RJ). O foragido foi localizado e preso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no Centro da cidade.
O Supremo Tribunal Federal (STF) havia expedido o mandado de prisão no dia 06 de maio. A prisão do homem foi informada ao Supremo e também à Justiça Federal, à Defensoria Pública e ao consulado do Peru. Ele foi encaminhado ao sistema prisional do estado do Rio, onde vai aguardar os trâmites para a extradição.