A Prefeitura do Rio publicou decreto 54108 prorrogando até 31 de dezembro de 2024 a vida útil dos táxis com ano de fabricação de 2010 a 2013, desde que estejam comprovadamente em dia com as obrigações junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
Os veículos, que devem estar em bom estado de conservação, terão de ser apresentados na Estrada do Guerenguê, 1.630, na Taquara, na Zona Oeste, até 31 de dezembro para verificar a manutenção mecânica e de carroceria.
O decreto permite que os veículos fabricados de 2010 a 2013 permaneçam no Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro até a data limite a ser fixada para a visitoria do veículo em 2025.
Ficam autorizados ainda, de forma provisória, táxis fabricados após 2014 a ingressem no serviço até 31 de dezembro deste ano, impreterivelmente.
Autora de um projeto de lei que prorroga a vida útil dos táxis com mais de 10 anos de fabricação por tempo indeterminado, a vereadora Vera Lins (Progressista) defende a extinção da limitação da vida útil. “A qualidade e a segurança no transporte de táxi não são exclusivamente determinadas pela idade do veículo”.
15 anos é muito, o carro tem sim vida útil pela km rodada, em alguns países como a China essa km é de 600 mil km