Em 20 de janeiro, comemora-se o Dia de São Sebastião, feriado municipal no Rio de Janeiro. Os festejos do santo católico, padroeiro da cidade, se espalham por todo o Rio, e também refletem a diversidade de crenças.
Sebastião é considerado padroeiro dos soldados, além de protetor contra a fome, a peste e a guerra. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.
Confira seis eventos que acontecem neste feriado, de segunda-feira (20), e que celebram a data no Rio:
Festa de São Sebastião
Das 5h às 19h, o Santuário Basílica de São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, celebra 14 missas. Do lado de fora, barraquinhas oferecem pastel, canjica, cachorro-quente, pizza, salsichão, bolo e muito mais. Às 16h, uma procissão sai da basílica em direção à Catedral Metropolitana, no Centro, onde será encenado o “Auto de São Sebastião” e celebrada Missa Solene.
Santuário Basílica de São Sebastião. Rua Haddock Lobo 266, Tijuca. Grátis.
Auto de São Sebastião
A Arquidiocese do Rio de Janeiro apresenta a tradicional encenação do Auto de São Sebastião, ao lado da Catedral Metropolitana. O espetáculo gratuito conta com a participação de 15 artistas, entre atores, cantores e bailarinos.
A adaptação traz cenas da vida de Sebastião, narradas por personagens típicos do imaginário carioca. O gari, o vendedor de mate, o ambulante, o guarda municipal, Profeta Gentileza e foliões contam a história do santo padroeiro da cidade, através de suas experiências cotidianas.
Avenida Chile, 245, Centro, ao lado da Catedral Metropolitana. 17h. Grátis.
Cortejo
A Companhia de Mystérios e Novidades se junta ao Tambor para São Sebastião das Três Marias e a outros músicos e artistas para desfilar pelas ruas da Pequena África, até a Praça da Harmonia, em celebração ao padroeiro da cidade. Antes, às 13h, tem cozido e roda de samba no Centro Cultural Kwê Boror (Rua Sacadura Cabral 359).
Rua Pedro Ernesto 21, Gamboa. 16h. Grátis.
Lavagem da imagem
A Fundição Progresso celebra o dia do santo com a tradicional cerimônia de lavagem da imagem de São Sebastião, conduzida por Pai Claudio de Ayrá, com cortejo do coletivo Céu na Terra.
R. dos Arcos, 24 a 50 – Centro. A partir das 11h. Grátis.
Mitologia dos Orixás
O cineasta Rodrigo Moraes leva atividades culturais como cinema, música, arte e tradições afro-brasileiras ao Casarão Cultural João de Alabá em homenagem a Oxóssi, o orixá caçador e guardião das florestas associado a São Sebastião no sincretismo religioso.
Rua Camerino s/nº, Centro. das 15h às 23h. Grátis.
Cozido de São Sebastião no Tuiuti
Também na segunda-feira, a partir das 14h, a quadra do Paraíso do Tuiuti recebe o tradicional Cozido de São Sebastião, padroeiro da escola, com presença das escolas Grande Rio e Salgueiro.
Campo de São Cristóvão, 33 – São Cristóvão. Ingresso a R$ 40.