A cidade do Rio de Janeiro abriu 20 mil vagas, destinadas a mulheres, para cursos gratuitos de qualificação em tecnologia realizados em parceria com o Google. A iniciativa é fruto de uma cooperação da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher com a big tech.
São sete opções de formação profissionalizante. Fundamentos de Inteligência Artificial do Google, Cibersegurança, Suporte em TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design da Experiência do Usuário, Marketing Digital e E-commerce.
Os cursos são exclusivos para mulheres moradoras da cidade do Rio, a partir de 16 anos de idade. A iniciativa consiste em aulas 100% online, pela plataforma do Coursera, com carga horária que varia entre 140 e 200 horas, e duração de cinco meses.
Para se inscrever, basta acessar a plataforma. Das 20 mil vagas disponíveis, 12 mil serão preenchidas imediatamente. E as outras 8 mil, conforme a conclusão dos cursos pelas primeiras turmas.
Mulheres do Rio e Capital do G20
A parceria entre a Secretaria da Mulher e o Google acontece no âmbito do programa Mulheres do Rio e das iniciativas do Rio Capital do G20.
A Secretaria da Mulher atua no eixo de políticas de promoção às mulheres cariocas, visando a inserção no mercado de trabalho, promovendo o acesso à renda e à autonomia econômica. Desde 2021, mais de 200 mil mulheres foram capacitadas para o mercado de trabalho