ATUALIZAÇÃO 13/06 às 11h05, para inclusão de posicionamento de Restaurante Madero
Fiscais do Procon Carioca apreenderam mais de 128 kg de alimentos impróprios para consumo em restaurantes do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, numa ação de fiscalização nesta terça-feira (11). A ação aconteceu véspera do Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta (12), quando o movimento dos restaurantes aumenta consideravelmente.
No Heaven Cucina foram encontrados alimentos mal armazenados e fora da validade. Cerca de 113 kg da comida usada no estabelecimento foram considerados impróprios para consumo. Segundo o Procon, o restaurante funciona sem o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros, que atesta a proteção da edificação contra incêndios. Foi identificado também a falta de clareza acerca do tamanho e da quantidade de bebidas no cardápio.
Já no Madero, os agentes identificaram produtos armazenados indevidamente e sem data de abertura ou prazo de validade. Foi constatada a presença de baratas na cozinha do estabelecimento. Por lá, 12 kg de alimentos foram descartados.
Outro alvo foi o Gula-Gula, onde também havia alimentos fora da validade e sem identificação. Aproximadamente 3,5 kg de produtos impróprios foram descartados.
A diretora executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, destacou que a fiscalização ocorreu na véspera do Dia dos Namorados. Dessa forma, aumenta a procura pelos restaurantes, e, por isso, a fiscalização foi intensificada a fim de “garantir direitos básicos de proteção ao consumidor”.
O Madero afirmou que dos 12 kg de alimentos informados com rotulagem inadequada, 9 kg eram de sal. Mesmo assim, eles foram descartados imediatamente, conforme orientação do órgão fiscalizador. Quanto à dedetização, o estabelecimento disse que ofereceu ao Procon o Certificado de Dedetização emitido pela Vigilância Sanitária, reforçando “compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos”. O espaço permanece aberto aos demais estabelecimentos.