A Prefeitura do Rio lança, nesta quinta-feira (18), o Edital de Credenciamento das Rodas de Samba, que possibilitará a consolidação de um novo calendário, com promoção e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Podem participar rodas com no mínimo dois anos de atuação na cidade e vínculo com o território. Serão 15 dias de inscrições online no site cultura.prefeitura.rio.
O edital vai atualizar o Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, com certificação e inserção de novas rodas na cena carioca – o último cadastramento ocorreu em 2021.
Alguns pré-requisitos devem ser cumpridos: é preciso ser pessoa física, comprovadamente produtor de samba e/ou sambista, ter mais de 18 anos e residir na cidade do Rio de Janeiro. As rodas inscritas serão analisadas por uma comissão formada por funcionários da prefeitura e representantes indicados pela Associação Rede Carioca de Rodas de Samba.
Serão avaliados critérios como vínculo com o território, impacto da roda e experiência cultural. Uma vez aprovadas, as rodas inscritas poderão se apresentar nos dias e locais especificados em calendário a ser publicado no Diário Oficial