O governo do estado anunciou, nesta terça-feira (25), em entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o esquema especial para o carnaval. Ao todo, serão 26 mil agentes, da Policia Militar, Civil, além de Bombeiros e Segurança Presente, atuando na segurança de todo o estado. Entre eles, 12,5 mil policiais militares. 450 a mais do que em 2024.
Os secretários de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, a secretária da Mulher e representantes da Secretaria de Turismo, da Lei Seca e do Detro detalharam as ações de atuação. O policiamento ainda contará com o apoio de câmeras de reconhecimento facial, trabalhando em conjunto com as câmeras da prefeitura.
Durante o período de folia oficial, entre a sexta-feira (28) e o domingo (9), 100 agentes da lei seca atuarão por dia, em dois turnos. A Operação Verão será mantida, além da blitz noturna localizada em pontos estratégicos. Agentes estarão, inclusive, no Sambódromo, onde motoristas dos carros alegóricos passarão pelo teste do bafômetro.
10 mil bombeiros militares também estarão envolvidos nas operações. Além do expediente ordinário, 500 agentes estarão atuando somente na Sapucaí. A equipe de guarda-vidas também será reforçada nas praias do Rio, dado às temperaturas elevadas e a alta concentração de banhistas.
Rodoviária do Rio prevê mais de meio milhão de viajantes
Segundo o governo do estado, espera-se 95% de ocupação da rede hoteleira na cidade do Rio de Janeiro, números semelhantes ao réveillon. Além da capital, cidades como Búzios, Paraty e Angra dos Reis também esperam os foliões. Entre os turistas internacionais, em sua grande maioria, estão argentinos e chilenos. Já entre os brasileiros, estão os turistas de São Paulo e Minas Gerais.
A Rodoviária do Rio espera movimentar 500.404 viajantes entre embarques e desembarques, entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março. O número representa um aumento de 1,5% nas viagens de ônibus pela rodoviária em relação ao carnaval de 2024.
Segundo estimativas, o dia com maior número de viagens deve ser a sexta-feira (28), com 32.867 embarques e 33.495 desembarques. Para atender esta demanda, as 39 empresas de ônibus que operam no terminal disponibilizaram uma frota de 16.485 veículos, incluindo 4.244 ônibus extras.
O desembarque de turistas previsto é de 250.606 passageiros vindos principalmente de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo para passar o Carnaval no Rio de Janeiro.
Protocolo ‘Não é Não! Respeite a Decisão’
A campanha “Não é Não! Respeite a Decisão” foi lançada no último sábado (22). A iniciativa visa o combate ao assédio e à importunação sexual, especialmente no carnaval. O protocolo, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL), estabelece cuidados com mulheres vítimas de violência em estabelecimentos abertos ao público.
A campanha estará presente em diversos pontos da capital, como na Sapucaí, em blocos de rua, na Intendente Magalhães e na Região dos Lagos. O objetivo é garantir que a mensagem chegue ao maior número possível de pessoas, promovendo distribuição de material para conscientização. As peças informam às mulheres os canais de ajuda, como a Central 190, da Polícia Militar, e o aplicativo gratuito para celular Rede Mulher.