Pela primeira vez na história de Japeri, uma mulher presidiu uma sessão na Câmara de Vereadores. Dani Barros (PT), única mulher na atual composição do parlamento, comandou a sessão legislativa da última quinta-feira (27). O presidente da Câmara, Rogeirinho RR (PSD), destacou a necessidade de se abrir mais espaços para as mulheres no poder.
Durante a sessão, foram aprovados, em primeira discussão, oito projetos de lei em benefício das mulheres. Seis desses projetos foram de autoria da vereadora Dani Barros (PT), um foi do vereador Matheus Ferraz (PT) e um do vereador Marquinhos Coronel (Avante). Além disso, foi aprovado um projeto de resolução, também de iniciativa de Dani Barros (PT), que cria a Comissão Permanente de Defesa das Mulheres na Câmara Municipal, comissão que será presidida pela própria autora da proposta.
Em seu discurso, Dani Barros ressaltou a importância desse momento simbólico e destacou a necessidade de uma maior presença feminina nos espaços públicos.
“Somente com mais mulheres na política teremos uma democracia substantiva”, afirmou a vereadora, reforçando que a luta por igualdade de gênero deve ser uma prioridade constante no cenário político.