A Prefeitura do Rio oficializou o início das obras de ampliação do Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste, com a assinatura de um contrato de mais de R$ 83,3 milhões para expansão do espaço público inaugurado em 2024.
O extrato foi publicado no Diário Oficial do Município e formaliza a contratação do Consórcio Expansão Realengo, formado pelas empresas Enimont (Empresa Nacional de Instalações e Montagens Ltda) e RL2 Engenharia Ltda para execução das intervenções.
O valor exato do contrato é de R$ 83.339.228,16.
Segundo o documento, o prazo de execução das obras será de 720 dias, o equivalente a cerca de dois anos. A prefeitura já realizou um empenho inicial de R$ 9.167.315,10 para o início do cronograma.
A formalização da contratação representa a etapa seguinte de um processo iniciado ainda em 2025, quando a prefeitura abriu a concorrência para ampliar o parque. Em março deste ano, o município homologou a licitação vencida pelo Consórcio Expansão Realengo, confirmando o investimento de R$ 83,3 milhões para expansão da área de lazer.
A ampliação faz parte do projeto de consolidação do parque construído em um antigo terreno do Exército e promete elevar a área total do equipamento para cerca de 150 mil metros quadrados.
Entre as intervenções previstas estão a criação de um polo gastronômico com quiosques e espaços para food trucks, novas áreas para eventos culturais e comunitários, além da instalação de mobiliário urbano e expansão das áreas de convivência e sombreamento.
A obra integra a estratégia do município de ampliar equipamentos de lazer fora do eixo tradicional da Zona Sul e consolidar o Parque Susana Naspolini como um dos principais espaços públicos da Zona Oeste.
COM FÁBIO MARTINS



Podia gastar parte desse valor para tapar buracos.e.asfaltar várias ruas em realengo.bem.como colocar proteção ou coberturas em vários pontos de ônibus em realengo.e também iluminação em várias ruas e. Realengo. Mais o parque e mais importante para a população né mesmo
E desviar Dinheiro com Contratos e Licitações kkkkkk
Sempre vale a pena renovar e ampliar as construções, mas este valor todo poderia ser investido em construção de uma escola técnica e uma upa no local,para dar cursos profissional para os jovens e saúde para toda a comunidade.
Obrigado!
Chama-se priorizar o que não tem prioridade. Moro numa rua em Rezlengo há 50 anos e vivo pressionando a prefeitura para que façam uma limpeza nas galerias de água pluvial em pouco mais de 500 metros lineares. Quando chove as casas são inundadas. A Rua é a Magalhães Gandavo esquina com Piraquara. Obra subterrânea não dá voto. Político que quiser voto este ano destes moradores que faça a obra ou nada feito.
É muito desvio de dinheiro! Enquanto os colégios e hospitais sem recursos
Alô prefeito , precisa criar uma ciclovia ligando os parques Realengo e Radical em Deodoro , e do parque Deodoro até o recreio , pela tranolimpica! Vamos ouvir a sociedade.
Realengo na UTI e o prefeito ampliando parque….Falta tudo em Realengo…. Parabéns prefeito. …..
Seria top demais. Sonho!
Fazer obras em parque
Enquanto hospitais, upas e clínicas da família, com falta de remédios.
Sinceramente… difícil
Faça um hospitais ortopédico, ilumine as ruas coloque cabines nos pontos de ônibus, asfalte as ruas ,faça ciclovias, almente acessibilidade de um bairro a outros , parem com a ganância pense com amor se ponha em lugar do próximo.
Concordo plenamente com o morador Radson de Oliveira. Rua Piraquara, por exemplo, calçadas todas desniveladas. Subindo o lado direito então, lado de maior movimento, fazem calçadas super mais altas, uma buraqueira, difícil pro idoso passar com carrinho de compras, carrinho de bebê, bares que invadem a calçada e temos de passar pelo meio fio, a pça professora maria campos, Deus me livre e outras irregularidades que temos de conviver. Só um pouquinho dessa verba toda já ficaríamos mui gratos. Pense nisso sr prefeito. Ñ custa nada.
Saúde, Educação e segurança sempre será a maior demanda da sociedade, mas o lazer é fundamental. Era o parque ou mais prédios, hoje temos uma opção de lazer, lugar para práticas de esportes, confraternizações, etc, era necessário. O esporte salva vidas, tirar um tempo para estar junto dos amigos e parentes é fundamental, adoecemos “correndo” o tempo inteiro, pare e respire.
Poderia abaixar um pouco o volume das torres de som, 3 anos tocando a mesma música em um volume ensurdecedor, duvido que ainda tenha algum animal nas árvores com tanto barulho.
Nunca temos Remédios nas clínicas da família a Rua piraquara só tem uma linha de ônibus a que o prefeito colocou pra Deodoro não durou um Ano e Nós os idosos não temos um Hospital de Ortopedia então Pra Que ampliar o parque Suzana nespoline
Fui ontem na clínica da família o cara disse que não tinha soro e disse pra eu fazer em casa com água pitada de sal etc .. vcs estão aí só pra roubar o dinheiro do povo msm cambada de ladrão.
Chama-se priorizar o que não tem prioridade. Moro numa rua em Rezlengo há 50 anos e vivo pressionando a prefeitura para que façam uma limpeza nas galerias de água pluvial em pouco mais de 500 metros lineares. Quando chove as casas são inundadas. A Rua é a Magalhães Gandavo esquina com Piraquara. Obra subterrânea não dá voto. Político que quiser voto este ano destes moradores que faça a obra ou nada feito.
Muito bom para os que vivem em Realengo
Ao invés das pessoas se deslocarem para outros lugares e gastar e se divertir
Teremos áreas próximos a nossas residências
Um absurdo obra eleitoreira vai destruir a única área verde de realengo,só pensam em beneficios próprios não temos mas nenhum animal nessa droga que chamam de parque verde,mesma música há 2 anos não existe mais animais vão destruir o que resta de verde uma vergonha e os animais que lá habitam para onde vão, porco espi ho,gamba lagartos e uma infinidade de insetos vão cometer um verdadeiro crime ambiental parabéns prefeitura
BOM DIA!
PARABÉNS PREFEITO, NEM JESUS AGRADOU A TODOS!
O PARQUE SUSANA NASPOLINI É MARAVILHOSO!
O PARQUE DE REALENGO É UM VERDAEIRO SUCESSO, PARABÉNS PREFEITO POR AMPLIAR O PARQUE!