A Prefeitura de Paracambi, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira, anunciando uma série de iniciativas que serão realizadas ao longo do mês de abril. O prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) e a secretária Lorena Madrinha estão à frente das ações, que visam promover a inclusão e sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre as principais atividades programadas está programa Paracambi Anticapacitista. O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre o capacitismo e fomentar a acessibilidade em todos os espaços públicos da cidade. A iniciativa busca transformar Paracambi em um município mais inclusivo, utilizando diversos meios de comunicação para promover informação acessível e respeito à diversidade.
“Estamos empenhados em tornar Paracambi uma cidade mais inclusiva e acessível para todos. O programa Paracambi Anticapacitista é um passo importante nessa direção, promovendo a conscientização e garantindo que todos tenham acesso igualitário aos espaços públicos”, disse a secretária municipal de Direitos Humanos, Lorena Zacarias.
Outra ação relevante é o evento “Vencendo o cansaço e o desafio de uma mãe atípica”, que será realizado no dia 29 de abril. O encontro tem como propósito fortalecer a autoestima dos cuidadores de crianças atípicas, além de oferecer orientações e apoio às famílias, reforçando a importância da rede de suporte para aqueles que convivem diretamente com o TEA.
“Nosso governo está comprometido com políticas públicas que promovam a inclusão e garantam direitos às pessoas autistas e suas famílias. Queremos que Paracambi seja referência em acolhimento e respeito à diversidade”, destacou o prefeito Andrezinho Ceciliano.