O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou, nesta sexta-feira (20), o professor e economista Elias Jabbour como o novo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP). Jabbour, que recentemente atuou no Banco de Desenvolvimento dos BRICS, em Xangai, na China, possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito, que destacou o currículo acadêmico de Jabbour.
“Apresento a vocês o novo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), que chega diretamente do Banco de Desenvolvimento dos BRICS, o NDB, em Xangai, na China. Geógrafo, economista, professor, autor de livros em economia política, mestre e doutor pela USP… Ufa! Mais uma grande mente que se junta ao nosso time”, escreveu Paes.
Além disso, Jabbour é também geógrafo e professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde leciona em programas de pós-graduação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
Com vasta experiência nas áreas de Geografia e Economia, Jabbour tem ênfase em Economia Política, Planejamento Econômico e Economia Política Internacional, com foco especial na China, no desenvolvimento socialista e na economia global.
Entre suas principais contribuições teóricas, destaca-se a análise das estratégias de transição ao socialismo e a formação econômico-social sob uma perspectiva marxista. Em 2022, foi premiado com o Special Book Award of China pela National Press and Publications Administration da República Popular da China, em reconhecimento à sua obra China: O Socialismo do Século XXI.
Além de sua trajetória acadêmica, ele é uma figura ativa na política. Militante de longa data do PCdoB, tem se destacado por suas posições favoráveis ao socialismo, defendendo regimes como os de Cuba, China e até a Coreia do Norte, ao mesmo tempo em que se opõe veementemente ao capitalismo.
O que é o IPP
O Instituto Pereira Passos (IPP), vinculado à Prefeitura do Rio, tem como objetivo apoiar a gestão municipal por meio de suporte técnico e estratégico, além de desenvolver projetos de planejamento urbano e fomento ao desenvolvimento social e econômico.
Responsável pela produção e análise de dados, elaboração de estudos e formulação de políticas públicas, o IPP busca melhorar a qualidade de vida dos cariocas. Entre suas atribuições, realiza pesquisas sobre o crescimento da cidade e propõe soluções para desafios como mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.