A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom se apresenta neste sábado (25), às 18h, no mesmo lugar que lhe deu o nome. A apresentação é parte de um concerto de sua série mensal no Forte de Copacabana. Além dos violões, o espetáculo conta com diversos instrumentos, como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria.
A orquestra é composta por 28 jovens da rede pública de ensino e terá no seu repertório grandes canções a música brasileira e também outras, belíssimas, mas não tão conhecidas pelo grande público. O projeto é do Instituto Rudá, especializado em gestão de orquestras, e conta com a idealização da produtora e empresária Márcia Melchior.
Segundo ela, o objetivo da orquestra é capacitar os jovens “para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado”.