O vereador Pedro Duarte (Novo) divulgou um vídeo, nas redes sociais, protestando contra a falta de energia na Ilha do Governador. Muito justo, ainda mais com um calor destes.
Mas o moço escorregou quando resolveu cobrar providências do… governador Cláudio Castro (PL). E ainda disse, no vídeo, tratar-se de uma concessão estadual.
Na verdade, a companhia de energia foi privatizada pelo governo federal em 1996, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. E é regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma autarquia vinculada ao Ministério das Minas e Energia.
O governo do estado tem muitas responsabilidades. Mas, essa não pode ser colocada na conta do governador Cláudio Castro — que, aliás, já fez várias críticas à atuação da Light e pediu providências a quem de direito. O governador e o vereador trocaram farpas num grupo de mensagens que reúne políticos e empresários.
Duarte já foi lançado candidato a prefeito do Rio pelo Novo. É bom se informar melhor.
E olha que o tal vereador gastou 5 mil reais por mês para se graduar em Direito na PUC-Rio. Mas, pelo visto, esteve lá só a passeio…