A Polícia Civil realiza, nesta terça-feira (2), uma operação contra um grupo de “influenciadores do rolezinho“. Segundo investigação da 93ª DP (Volta Redonda), os suspeitos cometiam crimes no trânsito em Volta Redonda, no Sul Fluminense, para postar em redes sociais.
A operação “Ponto de Equilíbrio” para cumpre 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Até o momento, cinco pessoas foram presas. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Municipal de Volta Redonda.
As equipes também apreenderam 15 veículos utilizados para os crimes de trânsito na cidade. O objetivo do grupo era se promover e captar seguidores para obter ganhos financeiros com a venda de rifas de motocicletas, premiação em dinheiro, além da venda de “cursos” de manobras automobilísticas.
As investigações começaram em janeiro deste ano, após a Semop analisar imagens de câmeras de vigilância e monitoramento e identificar carros e motocicletas praticando manobras ilegais, conhecidas como “grau” e “cavalo de pau”, nas principais vias da cidade, colocando em risco a vida da população e o patrimônio do município.
O caso foi comunicado na 93ª DP e os agentes identificaram os autores dos delitos de trânsito. As investigações revelaram que o grupo criminoso se reunia frequentemente para cometer as infrações e realizar gravações de vídeos para postar nas redes sociais e obter lucros financeiros.
As investigações continuam para identificar e responsabilizar demais integrantes que praticaram esses crimes de trânsito na cidade.