O Sindicato dos Rodoviário confirmou uma greve dos motoristas de ônibus do Rio a partir da segunda-feira (29). A categoria já estava de sobreaviso para uma paralisação e decidiu deflagrar, de vez, a greve após rejeitar a proposta de reajuste das empresas de ônibus que operam na cidade.
Em postagem nas redes sociais, o Sindicato informou eu não há previsão de atos nas ruas durante a greve. O presidente do Sindicato, Sebastião José, afirma que, apesar das tentativas, as negociações com a Rio Ônibus há três meses não avançaram. No momento, a categoria está em estado de greve, e marcou uma assembleia para domingo (28), às 18h, para que a paralização comece às 0h do dia 29.
A proposta do Sindicato é de que o salário para motoristas que dirigem veículos da categoria “E” seja reajustado para R$ 5 mil e para os demais motoristas, um reajuste para R$4.000. Além disso, solicitam um ticket alimentação de R$ 1 mil e um plano de saúde.
Sebastião José afirma, ainda, que os motoristas de ônibus têm dificuldade de acesso a banheiros em terminais rodoviários da cidade.
A pauta da greve também inclui fim de contratos temporários, contratação via CLT para profissionais do BRT, jornada 5×2, manutenção do passe livre para a categoria, indenização do intervalo de almoço e plano de saúde e odontológico.


