O governo do estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (26), um novo Centro de Comando e Controle do 4º BPM (São Cristóvão). O equipamento já começa a operar neste carnaval, com capacidade para monitorar, 24 horas por dia, toda a área do Sambódromo e adjacências.
Mais de 100 câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas, estarão instaladas em pontos estratégicos em todo o perímetro das avenidas Presidente Vargas e Marquês do Sapucaí, transmitindo imagens em tempo real aos operadores da unidade da Polícia Militar responsável pelo policiamento da área. Serão também transmitidas as imagens de 700 câmeras corporais de policiais e de helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).
Instalado num espaço de 70 metros quadrados, climatizado e adaptado para receber equipamentos tecnológicos, o novo centro de operações do 4º BPM vai funcionar em três salas contíguas. Numa delas, foram instalados um videowall (de 3,20 metros de comprimento por 1,70 metro de altura) e três servidores de última geração. Numa outra sala, ficará o setor de planejamento da unidade e, numa terceira, o centro de processamento de dados.
Os três servidores vão possibilitar o emprego de seis sistemas distintos: reconhecimento facial, leitura de placas, monitoramento em tempo real, sistema de alerta, câmeras corporais e gerenciamento de celulares funcionais. O aparato tecnológico no 4° BPM vai potencializar o videomonitoramento já realizado pelo CICC, cujos operadores monitoram todo o território estadual, através de mais de 260 mil dispositivos (câmeras e alarmes).
Fruto de uma parceria com empresas da região de São Cristóvão, o Centro de Comando e Controle é o quinto do gênero instalado em unidades operacionais de área, que monitoram bairros da Zona Sul, Centro e Zona Norte. Já estão em funcionamento centros de controle no 19° BPM (Copacabana), 22° BPM (Maré), 23° BPM (Leblon) e 41° BPM (Irajá). Em breve, outros dois batalhões serão contemplados: 2° BPM (Botafogo) e 5º BPM (Centro)