Um descanso para quem está na batalha o ano inteiro, o 1º de maio é um dia mundial de reconhecimento do trabalhador. Há quem prefira aproveitar a data para descansar, mas os animados podem contar com uma programação de respeito para comemorar o feriado.
Samba do Trabalhador
O tradicional Samba do Trabalhador, uma das rodas de samba mais notórias do Rio, faz uma apresentação especial e gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) das 17h às 20h. Além do feriado do trabalhador, a apresentação celebra também os 35 anos do espaço.
A roda, que começou em 2005 por iniciativa do sambista e compositor Moacyr Luz, é realizada às segundas-feiras no Clube Renascença no Andaraí, na Zona Norte.
Festival do Trabalhador
No Parque Madureira, o “Festival do Trabalhador”, realizado pela Prefeitura do Rio, une celebração e serviço para a população. Com inicio às 9h, o festival reúne shows, cursos de qualificação profissional e processos seletivos para vagas de emprego. Ao longo do dia, diversas atrações musicais se apresentam no local, como o grupo Fundo de Quintal, que se apresenta a partir das 18h. Às 21h20, a bateria do Império Serrano sobe ao palco para encerrar o festival.
Para os fãs de esportes, terá inscrições para participar de uma corrida de bicicleta, com direito a premiação para os três primeiros colocados. Profissionais de beleza, como manicures, estarão presentes em tendas espalhadas por todo o parque, proporcionando momentos de cuidado e relaxamento para os visitantes.
Por lá, haverá ainda orientação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para quem planeja se aposentar, tirar dúvidas sobre regras de concessão de benefícios, emitir documentos ou apenas fazer acertos no cadastro do instituto; e da OAB-RJ, que irá tirar dúvidas jurídicas dos trabalhadores. E também o programa Empreenda.Rio, feito em parceria com o Sebrae, que funciona como uma consultoria para micro e pequenos empreendedores.
O Dia do Trabalhador
Na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, começa a partir das 13h o tradicional festival “O Dia do Trabalhador”, realizado pelo jornal O Dia. A festa é gratuita e será comandada pelo Grupo Pixote, com participação de Thiago Martins, Lierte Jr. e o grupo “Chega Mais pra Cristo”.
Antes do evento, haverá na Quinta um polo de oportunidades de emprego da Secretaria estadual de Trabalho e Renda, das 9h ao meio-dia. Para participar basta levar a carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência.