O portal de transparência da Câmara do Rio conquistou, pela terceira vez seguida, a melhor avaliação entre 191 entidades públicas fluminenses analisadas pelo Radar da Transparência Pública, relatório desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A turma da Cinelândia recebeu, mais uma vez, o Selo Diamante, a maior certificação possível, e alcançou ainda seu maior índice de transparência já registrado, com 96,51% dos requisitos essenciais atendidos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13), no 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu (PR).
“A Câmara do Rio tem orgulho de ser tricampeã. Esse resultado é fruto de muito trabalho para, a cada dia, aperfeiçoarmos nossa administração de forma moderna e transparente. Todos os setores e funcionários da casa se empenham diariamente para trabalhar desta forma”, comemora o presidente Carlo Caiado (PSD).
O levantamento avaliou 11.354 sites institucionais por todo o país, de todas as três esferas de poder, além de Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e entidades da Administração Indireta federal. Foram concedidas apenas 579 certificações Diamante.
O compromisso da Casa com a transparência já havia sido reconhecido em 2022, quando 95,22% dos parâmetros foram avaliados positivamente, e em 2023, quando o índice chegou a 95,72%.
O Radar leva em conta critérios como a disponibilização de dados abertos e acessíveis, facilidade de acesso, detalhamento das informações, entre outros.