O Batalhão de Operação Especiais (Bope) iniciou a manhã desta quarta-feira (31) realizando uma operação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Militar, a ação tem o objetivo de conter criminosos que buscam expandir atuação na Zona Oeste e têm atacado comunidades da região. Moradores relataram tiroteios já nas primeiras horas do dia.
Em vídeos publicados nas redes sociais, a PM mostra que os bandidos incendiaram carros e atearam fogo em objetos para formar barricadas e tentar conter o avanço dos blindados. “Nossa tropa avança no terreno, sofrendo um intenso ataque armado por parte de criminosos que atuam na localidade”. Não há informações de presos, apreensões e prisões. Um agente comunitário foi ferido sem gravidade, e um suspeito foi morto em confronto.
Segundo a PM, o setor de inteligência da corporação identificou que o Comando Vermelho tem buscado expandir sua atuação e ocupar comunidades da Zona Oeste, como Gardênia Azul, Muzema, Rio das Pedras, Conjunto Cesar Maia e Morro do Banco. A disputa com a milícia tem provocado recorrentes tiroteios nas regiões.
Uma tentativa frustrada
Sete homens que saíram da Vila Cruzeiro para tentar invadir a Gardênia Azul, na Zona Oeste, foram presos por equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) na madrugada desta terça-feira (30). O grupo foi detido na Linha Amarela, na altura da Freguesia, Zona Oeste.
Foram apreendidos quatro pistolas 9mm, 160 peças de munição do mesmo calibre, seis granadas, três telefones celulares, roupas camufladas e dois automóveis na Linha Amarela. A ocorrência foi registrada na 32ª DP (Jacarepaguá).