O Governo do Estado do Rio autorizou, nesta segunda-feira (14), a realização de concurso público com 144 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros. O despacho, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL), foi publicado no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a publicação, a atuação dos futuros soldados será nos trabalhos de busca e salvamento da corporação. A publicação ainda destaca que o certame recebeu manifestação favorável da Comissão de Acompanhamento do Regime de Recuperação Fiscal.
A seleção contempla todos os gêneros. Para concorrer, é preciso ter entre 18 e 32 anos, nível médio completo e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, entre outros. As remunerações iniciais variam de R$ 3.056,42, durante o curso, a R$ 5.333,86, depois de formado.
Os interessados deverão ser aprovados em cinco etapas: provas objetivas (Português e Matemática), prova prática (incluindo apneia, nado livre e flutuação), teste de aptidão física (incluindo corrida, flexão e barra), exame de saúde e prova de títulos.
A publicação do edital será nos próximos meses. Cabe ressaltar que, em agosto, o governo estadual autorizou concurso com 50 vagas para cadete do Corpo de Bombeiros. Os aprovados irão ingressar no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, em 2025.