Depois de seis meses fora, André Ceciliano (PT) retorna ao cargo de secretário de Assuntos Federativos na Secretaria de Assuntos Institucionais. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (25), marcando o retorno do ex-presidente da Assembleia Legislativa a Brasília, onde exerceu a função por um ano e meio antes de deixar o cargo.
Ceciliano deixou o Planalto em junho, atendendo a uma articulação do PT para viabilizá-lo como vice na chapa do prefeito Eduardo Paes (PSD) nas eleições municipais de 2024. O movimento, no entanto, esbarrou na resistência de Paes, que manteve a vaga para um nome do PSD.
Durante o período fora de Brasília, o petista também se dedicou à campanha do filho, Andrezinho Ceciliano (PT), eleito prefeito de Paracambi com 64,11%. Paracambi, onde Ceciliano construiu sua carreira política, voltou a ser um foco de sua atuação nos últimos meses enquanto o cenário na capital carioca não se definia.
Agora, ele retoma ao posto que concentra responsabilidades na articulação entre estados e o governo federal, em um momento em que o Planalto busca reforçar seu alinhamento político com as gestões estaduais.