O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, foi fechado para pousos e decolagens, na manhã desta terça-feira (30), devido a um vazamento de óleo na pista. De acordo com a Infraero, 56 voos entre chegadas e partidas haviam sido cancelados e 10 voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Até o início da tarde a situação não havia sido normalizada.
O incidente ocorreu durante a noite, quando um veículo de inspeção derramou óleo na pista. O vazamento afetou a cabeceira, ponto crucial tanto para pousos quanto para decolagens. Até a última atualização, não havia previsão para a normalização do serviço, e equipes de manutenção ainda trabalhavam na limpeza para liberar as operações.
Diante dos atrasos, passageiros formam filas no saguão do Santos Dumont aguardando o embarque. O vazamento também afetou outros aeroportos: quatro voos foram transferidos para o Galeão, e diversos voos com destino ao Rio foram atrasados ou cancelados em Belo Horizonte, Brasília, Campinas e São Paulo. A ponte aérea de Congonhas também foi impactada.