O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), rebateu nesta terça-feira (15) uma reportagem da BBC que questionou os números divulgados pela prefeitura sobre o público do show da cantora Lady Gaga, realizado em maio na Praia de Copacabana.
Para justificar a estimativa oficial, Paes publicou nas redes sociais uma fórmula matemática, supostamente usada pela Riotur, para calcular a quantidade de pessoas na orla durante o evento. A explicação, em sua maioria escrita em inglês — em nítida resposta à imprensa britânica —, argumenta que o cálculo considerou o tamanho da praia e o fluxo de entrada e saída de público.

Na postagem, o prefeito ainda ironizou os britânicos:
“Eles acham que nós, brasileiros, nos mantemos afastados uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha”, escreveu.
“Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão de bom humor”, completou Paes.
Em português, ele também destacou que “no mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes”.

Ainda nesta terça, Paes publicou uma foto ao lado da embaixadora britânica com a frase “consegui oferecer ao governo Britânico nosso auxílio no cálculo de multidões para ser levado a BBC”.
O que diz a BBC
No último fim de semana, a BBC, agência de notícias do governo britânico, divulgou um levantamento apontando ser “altamente improvável” que mais de dois milhões de pessoas tenham assistido ao show da Lady Gaga ao vivo na praia de Copacabana.
Segundo a BBC Verify, para comportar 2,1 milhões de pessoas, seria necessário considerar não apenas a faixa de areia, mas toda a extensão da praia, o que inclui espaços onde não havia visibilidade ou infraestrutura para o show.
Show da Lady Gaga no Rio
Segundo a Prefeitura do Rio, o show da Lady Gaga em Copacabana atraiu 2,1 milhões de pessoas para a orla. O público, inclusive, entrou para o Guinness Book como o maior da história para uma artista feminina.