Entornou de vez o caldo entre moradores de Botafogo, na Zona Sul do Rio, e os agitados bares do bairro. Desta vez, a vizinhança pendurou faixas em protesto com dizeres como: “Botafogo sem lei. Queremos calçadas livres, ordem e sossego. Pagamos impostos! Prefeitura ausente”. O site Diário do Rio divulgou a informação inicialmente.

As instalações estão nas ruas Arnaldo Quintela, Oliveira Fausto, Rodrigo de Brito e Fernandes Guimarães. A primeira, inclusive, foi eleita pela revista Time Out uma das mais “descoladas” do mundo, mas, recentemente, sofreu com infestação de ratos, obrigando a Comlurb a aplicar venenos em bueiros.
Enquanto isso, a queda de braço entre boêmios e a ordem urbana vem somando diversas batalhas. No começo deste ano, o tradicional Buteco Treme Treme chegou a ser interditado pela Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) devido ao tumulto em seu entorno. O estabelecimento conseguiu reverter a decisão dias depois, ao conseguir uma liminar na justiça.

Em março deste ano, a prefeitura multou bares de Botafogo por ocuparem irregularmente as calçadas com mesas e cadeiras para atender aos clientes. Pelo menos dois bares foram impedidos de colocar qualquer mesa na calçada por falta de autorização municipal. Em um dos estabelecimentos, os agentes encontraram até uma base de concreto que indicava a apropriação indevida do espaço público pelo local. A estrutura foi removida.