Em 1940, quando o maestro José Siqueira fundou a Orquestra Sinfônica Brasileira, talvez não imaginasse que estava escrevendo as primeiras notas de uma jornada musical grandiosa que se mesclaria e reverberaria na própria história do país. E para celebrar esses 85 anos de música, nada mais adequado que uma temporada 2025 que reverencie este precioso legado, além de projetar novos horizontes para a música sinfônica.
Abrindo o ciclo, a OSB se apresenta no dia 12 de março, no Teatro Carlos Gomes, com um programa dedicado à presença feminina na música, sob a regência da maestra Jhoanna Sierralta. Raridade à época, a OSB já nasceu com mulheres ocupando suas estantes. E hoje o cenário não é diferente. A presença feminina na música segue sendo um compromisso da instituição e em 2025, o tema alcança uma dimensão histórica com um número recorde de obras assinadas por mulheres em sua programação.
Temporada 2025 terá 44 concertos distribuídos em cinco séries temáticas
Os 85 anos da OSB contarão com 44 festas. 44 concertos, divididos em cinco séries que, no Rio de Janeiro, ocuparão o Teatro Carlos Gomes, Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles e Cidade das Artes. Para conduzir a orquestra nessas apresentações, maestros convidados conhecidos de longa data e também primeiros encontros. Claudio Cruz, Stefan Geiger, Marcelo Lehninger, Enrique Diemecke, Roberto Tibiriçá, Carlos Vieu, José Soares, Miguel Campos Neto, Javier Logioia e Guilherme Mannis são mais alguns nomes que estarão à frente da OSB em 2025.
E o mergulho em diferentes culturas proposto pela Série Mundo está de volta em 2025. Desta vez, oito países terão suas riquezas musicais celebradas: Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Dinamarca, França e Brasil.
Uma festa da Orquestra Sinfônica Brasileira não poderia estar completa sem a presença expressiva da música nacional. O compromisso com os criadores do país, que sempre esteve no centro das atividades do conjunto – seja através de encomendas, estreias ou apresentações do repertório consagrado – segue em foco ao longo de 2025.
Abertura da Temporada 2025 | Concerto Mulheres na Música
Dia 12 de março (quarta-feira), às 19h
Local: Praça Tiradentes s/nº – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$60,00 (R$30,00 meia)