A Polícia Civil do Rio realiza, na manhã desta quarta-feira (5), a Operação Ouro Negro, com o objetivo de desmantelar um esquema de furto de combustíveis de dutos subterrâneos da Petrobras. O principal alvo é Vinícius Drumond, contraventor e herdeiro do bicheiro Luizinho Drumond, apontado como líder financeiro e estratégico da quadrilha.
Durante a ação, uma grande quantidade de dinheiro vivo foi apreendida. Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) cumprem cinco mandados de busca e apreensão, mas os locais das ações e o balanço total ainda não foram divulgados.
De acordo com as investigações, a quadrilha desviava petróleo principalmente para a produção de asfalto e outros derivados. O esquema criminoso operava não só no Rio, mas também em outros estados.
Esquema financiado pelo jogo do bicho
A DDSD revelou que a organização utilizava recursos provenientes do jogo do bicho para financiar o furto de petróleo dos tubulões. Com o dinheiro do crime, a quadrilha adquiriu equipamentos de alta tecnologia e alugou veículos para o transporte dos combustíveis furtados.
A estrutura da quadrilha era complexa, contando com perfuradores, transportadores, informantes e laranjas, cada um com uma função específica dentro da operação.
Outros investigados
Além de Vinícius Drumond, outros dois nomes destacados na investigação são Franz Dias Costa e Mauro Pereira Gabry, ambos com histórico de envolvimento em esquemas ilegais relacionados ao furto de combustíveis.
A polícia informou que Mauro Gabry era responsável pela administração das operações criminosas no Sul Fluminense, coordenando os furtos de petróleo e a lavagem de dinheiro.
Vinícius Drumond, conhecido por integrar a nova cúpula do jogo do bicho no Rio, também está envolvido em outras atividades ilícitas e é apontado como responsável pelo financiamento dessas operações. Segundo as investigações, ele utiliza empresas de fachada e um esquema de lavagem de dinheiro, unindo os lucros do jogo do bicho e do furto de petróleo para expandir seus negócios ilegais.
Com informações do g1.