A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou nesta sexta-feira (17), a retirada de pessoas em situação de rua, de um terreno ocupado na Rua Visconde Silva, em Botafogo. O local estava em condições insalubres, com muito lixo e mato alto. Os agentes apreenderam materiais para consumo de drogas, além de uma serra, facas e perfurocortantes que simulavam armas de fogo. A Comlurb recolheu 1,5 tonelada de resíduo encontrada no local. Três pessoas foram conduzidas para a 10ª DP, em Botafogo.
Já na Praia do Flamengo, agentes da SEOP atuaram no desmonte de um acampamento, também erguido por pessoas em situação de rua. O local estava ocupado com colchões, rede para descanso, grelha, entre outros. Além desses itens, foram apreendidas três facas, um material para consumo de drogas e uma pequena porção de entorpecentes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que participou da operação em conjunto, abordou os seis moradores do acampamento, que recusaram o encaminhamento para os abrigos da Prefeitura. A Comlurb também esteve presente e atuou na limpeza, coletando 1.500 quilos de lixo.
Ações em outros pontos da Zona Sul
Ainda nesta região, a equipe direcionou sua atenção para um local onde estava sendo realizado bronzeamento sem autorização, com a instalação de uma barraca em área pública. O responsável foi abordado e orientado a encerrar as atividades.
Na praia do Leblon, na altura do posto 12, um barraqueiro realizava loteamento irregular da areia. As equipes apreenderam 10 cadeiras e um guarda-sol que estavam abertos, sem clientes, caracterizando ocupação irregular. O responsável pela barraca foi autuado.