Além de arrebatar sua sexta medalha nos Jogos de Paris e conquistar o título de atleta olímpica mais premiada do Brasil, Rebeca Andrade vem colecionando outros merecidíssimos títulos — por aqui mesmo.
Ela vai receber o Título de Mérito Esportivo Mestre Hélio Gracie, homenagem da Câmara do Rio concedida a atletas de destaque. A iniciativa é dos vereadores Carlo Caiado (PSD), presidente da Casa, e de Cesar Maia (PSD), ao lado de outros colegas. “Rebeca é um exemplo e uma inspiração para nossos jovens, nossa cidade e nossa sociedade”, diz a justificativa.
Na terça-feira (06), a Assembleia Legislativa já havia aprovado a concessão da Medalha Tiradentes, a maior honraria da casa, à ginasta de Guarulhos que escolheu treinar no Flamengo, na Gávea.
Homenagem antiga
E tem mais. A campeã vai receber, ainda, Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, proposta pela vereadora Thais Ferreira, do PSOL.
“É uma jovem mulher negra que merece todas as nossas homenagens, pela trajetória de coragem e superação e por tão bem representar a todo um país”, diz a parlamentar.
Os fãs da moça só esperam que a entrega das homenagens não fique em último lugar no quesito timing. A Chiquinha Gonzaga — conferida a mulheres que militam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais — foi aprovada pela Câmara em 2021. Três anos e quatro medalhas olímpicas depois, ainda não foi entregue.