Que a cidade de Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, se tornou um dos principais polos turísticos do estado já não é novidade. Entretanto, o município não demonstra estar acomodado com o bom momento do setor e estuda diversas estratégias para se fortalecer ainda mais como destino de lazer.
Além de fomentar as atrações que já existem, a cidade quer inovar. Uma das iniciativas em estudo é a criação de um festival de cinema aos moldes do realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul. O prefeito André Português (PL) explicou que a medida tem como objetivo transformar Miguel Pereira também em um polo cultural.
“Estamos estudando promover um grande festival de cinema nos moldes do Kikito de Gramado, para alavancar ainda mais a indústria do cinema e transformar Miguel Pereira num polo indutor da cultura”, disse.
Dessa forma, a expansão da rede hoteleira, cuja ocupação média em 2024 tem sido de 99%, passa a ser uma necessidade. O prefeito destacou que também há planos nesse sentido, passando inclusive pela implementação da filial de uma das redes mais importantes do mundo.
“Temos ocupação hoteleira de mais de 99%, segundo a ABHI e HoteisRio. Estamos investindo na ampliação da rede, conversando e fechando negócios com parceiros. Eleito o melhor hotel do mundo em 2023, o Colline de France vai construir sua filial na cidade, por exemplo. Além disso, estamos em tratativas com a Cacau Show para a instalação de uma unidade da rede de resorts da empresa”, acrescentou.
Atrações já existentes
O turista que procura Miguel Pereira começa a conhecer os atrativos ainda na estrada, próximo à entrada da cidade. Passam pelo Parque dos Dinossauros (que hoje conta com o maior trenó de montanha da América Latina) e descem a serra, passam pelo Lago Javary até chegar na Rua Coberta, vizinha à Rua Torta e Rua dos Aromas, decorada com flores que têm aromas específicos durante cada estação — todas as três últimas também inspiradas em Gramado.
André Português não pensa duas vezes ao avaliar que o turismo está entre as principais vocações da cidade e tem impulsionado o desenvolvimento econômico local. A diversidade de atrações, como cachoeiras, museus, parques temáticos e eventos culturais, tem ajudado a solidificar essa posição.
“Promoção e campanhas de marketing direcionadas para atrair turistas nacionais e internacionais. Melhoria de Infraestrutura; investimentos nas estradas, sinalização turística, e infraestrutura de suporte como hotéis e restaurantes. Eventos e festivais esportivos e gastronômicos para atrair visitantes durante o ano todo. Parcerias e colaboração com o setor privado e influenciadores para promover a cidade e suas atrações”, enumerou as iniciativas.
Estratégias de divulgação
Ainda em relação à colaboração com influenciadores, o ator Luccas Neto está rodando um filme no Parque dos Dinossauros. Além disso, recentemente o jornalista Léo Dias fez uma extensa reportagem sobre a cidade. O prefeito explicou a importância dessa divulgação não apenas para o Brasil, mas também para o público do exterior.
“Figuras públicas como Luccas Neto e Léo Dias, bem como veículos de mídia estrangeiros (TV portuguesa e indiana, por exemplo) têm buscado conhecer nossos ativos turisticos. Nós aproveitamos a popularidade e o alcance dessas personalidades para ajudar a aumentar a visibilidade da cidade e atrair um público mais amplo”, acrescentou.
Ferramentas para o turista
Para atrair turistas e garantir que eles conheçam todas as atrações, Miguel Pereira oferece roteiros turísticos bem organizados, serviços de transporte facilitado, pousadas e restaurantes em expansão, além de tecnologia informativa como aplicativos e sites que ajudam os turistas a planejar suas visitas e explorar a cidade de forma eficiente.
Miguel Pereira é atualmente uma das cidades mais seguras do Estado. Houve, nos últimos anos, investimento da prefeitura em câmeras de segurança e nos programas Proeis e Segurança Presente, em parceria com o governo estadual. André Português enfatiza que turistas e cidadãos podem ir a Miguel Pereira com a certeza de que estão em um ambiente seguro.
“Temos trabalhado, nos últimos anos, na área do turismo, vocação da cidade. Estamos constantemente em busca de novas atrações e contamos com a parceria da iniciativa privada para desenvolver os projetos turísticos de Miguel Pereira. Foi uma aposta acertada do nosso governo”, concluiu o prefeito.