A Polícia Militar prendeu, na manhã desta segunda-feira (20), seis suspeitos de atuaram em confrontos com bandidos rivais do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Com eles foram apreendidos um rádio transmissor, uma pistola e grande quantidade de drogas.
Os homens foram detidos durante um patrulhamento na área de mata do Morro São João, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. A região é disputada por integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) que comanda o Morro dos Macacos, e o Comando Vermelho (CV) que pretender assumir o controle da comunidade. O policiamento foi reforçado..
Os tiroteios têm sido frequentes e, no dia 02/05, o Morro dos Macacos passou horas sem luz durante a madrugada após um tiro atingir um transformador. No dia seguinte, um apartamento localizado no Boulevard 28 de Setembro chegou a ser atingido por uma bala perdida. Nos dois dias, os traficantes do Morro São João haviam conseguido escapar pela área de mata, de onde também tinham feito os disparos.
No início de abril, três pessoas, identificadas como Ítalo Bruno do Carmo, 21 anos, João Victor de Oliveira Soares, 19, e André Oliveira Vieira, de 41 anos, morreram após serem alvejados durante confronto entre criminosos.