Equipes do 16º BPM (Olaria) fazem na manhã desta quarta-feira (08) uma operação em cinco comunidades do Complexo de Israel (Parada de Lucas, Vigário Geral, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau), na Zona Norte do Rio, contra o crime organizado especializado em roubo de cargas e veículos.
Os moradores da região relatam troca de tiros desde a madrugada. Até o momento não há informações sobre feridos ou presos durante a ação. Na Cidade Alta um fuzil foi apreendido.
Pelo menos oito escolas foram fechadas. A Clínicas da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina; e o Centro Municipal de Saúde José Breve dos Santos, no vizinho Cordovil, precisaram ser fechadas após o acionamento de protocolo de segurança para os profissionais e pacientes. As visitas estão temporariamente suspensas.
Também em decorrência da operação, as estações da SuperVia Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada Lucas e Vigário Geral, do Ramal Saracuruna, foram fechadas mais cedo, mas já foram reabertas. A linha encontra-se em processo de normalização dos horários.
A operação conta com o apoio de unidades do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Naoe). Além de coibir o roubo de cargas, a ação visa também a remoção de barricadas instaladas pelos criminosos nas ruas da região.