Os moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, passaram a madrugada sem luz e apreensivos com tiroteios na região na madrugada desta quinta-feira (02). Os disparos que impediram o sono atingiram um transformador, deixando a região sem energia. A Light informa que a energia já foi reestabelecida pela manhã.
A troca de tiros começou depois de uma invasão de traficantes do Morro São João, no bairro vizinho Engenho Novo, numa disputa por controle territorial. A disputa é entre os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que comandam o Morro dos Macacos, e o Comando Vermelho (CV), que pretende tomar o controle sobre a comunidade.
Os agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP/Macacos) foram acionados para checar a informação sobre disparos feitos na área de mata do morro. Os suspeitos fugiram antes da chegada dos policiais. A PM informou que o policiamento na região foi reforçado.
A disputa por território vem resultando em confrontos constantes na região. Até então, o mais recente havia ocorrido na noite de 20 de abril, quando também um tiro atingiu um transformador e deixou a região sem luz. No início de abril, três pessoas, identificadas como Ítalo Bruno do Carmo, 21 anos, João Victor de Oliveira Soares, 19, e André Oliveira Vieira, de 41 anos, morreram após serem alvejados durante confronto entre criminosos.