O prefeito Eduardo Paes (PSD) declarou de utilidade pública para fins de desapropriação a bala de canhão remanescente da invasão francesa ao Rio, no século XVIII encontrada na década de 50 durante escavações realizadas nas imediações do Mosteiro de São Bento pelo geólogo Antônio Carlos Muniz. A bala de canhão foi levada a leilão, em 3 de dezembro, pela casa Dargent Artes e Antiguidades Ltda, em Campinas.
“Considerando que a bala de canhão, enquanto artefato remanescente da invasão francesa de 1711, se enquadra no conceito de patrimônio cultural brasileiro por ser portadora de referência de identidade à ação e à memória dos grupos formadores da sociedade brasileira”, justifica o decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (12).
Bala de canhão foi usada por piratas a mando de Luís XIV
A bala usada na ação comandada pelo corsário René Duguay-Trouin a mando de Luís XIV, o Rei Sol, foi arrematada, como contou em reportagem o “Diário do Rio”, por apenas R$ 2.100, valor que sobe para R$ 2.205 com a taxa legal de 5%.
Feita em ferro fundido, a peça tem o diâmetro aproximado de 17 centímetros e pesa quase 15 quilos. Exibe o nome “France” gravado, o que, segundo especialistas, prova que os piratas que saquearam e incendiaram o Rio não eram aventureiros mercenários, mas agentes oficiais do Estado francês.
Poucos objetos sobrevividos à guerra colonial teriam tamanho grau de identificação.



A França sempre quis invadir nosso território, pois na história existem pelo menos três tentativas. E o nosso amado presidente desfila de braços dados com a raposa francesa.
Se fosse assim, nenhum país descolonizado sentaria a mesa com seus algozes! Mas pelo menos o Lula é convidado de honra, já o Bostanaro, nem WhatsApp recebia kkkk
Nosso presidente tem andado junto de Luis XIV?
🤔
Tem que andar de braços dados com o Kim Jong-un?
#PeloamordeDeus.
O que tem a ver a época dos corsários no período do descobrimento com os tempos atuais?. Vai se atualizar cidadão. Vai estudar!
Piradas? Tá tudo muito ruim no Rio.
Entrei só pra comentar isso…kkkk
Igual aos portugueses que invadiram o Brasil e tudo que eles roubaram levaram com eles.
Até aí morreu Neris, á gente até entendi quê o Brasil é sempre cobiçado pôr invasores estrangeiros,e temos quê rechassa-los, mais o quê dizer quando Brasileiros imploram pára um país estrangeiro invadir o Brasil,e jogar mísseis em cima dos brasileiros, os Bolsonaros fizeram esses pedidos aos americanos, e aí como explicar esse fenômeno,
Em nome da arrecadação que visa encher os cofres públicos para que todos os políticos continuem a encher os bolsos com nosso dinheiro está bala está confiscada, sendo entregue ao ferro velho por 50 centavos valor que será enviado para os cofres para aumentar a arrecadação da nossa patria