O jornalista e compositor Marceu Vieira vai batizar um espaço no Mercado São José, em Laranjeiras. Um decreto da prefeitura, publicado nesta sexta-feira (07), dá o nome de “Terraço Jornalista Marceu Vieira” à cobertura do mercado na Zona Sul. A homenagem acontece pouco mais de um mês após a morte de Marceu, que faleceu aos 63 anos no último dia 29 de setembro.
A medida assinada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) destaca que o polo gastronômico em Laranjeiras costumava servir de ponto de encontro para profissionais da imprensa local e para foliões do bloco de Carnaval “Imprensa Que Eu Gamo”, fundado por Marceu. O novo nome do espaço já passa a valer a partir deste fim de semana.
Marceu Vieira era apaixonado por Carnaval e tinha longa trajetória na imprensa fluminense
Marceu enfrentava um um câncer no pulmão desde 2024 e acabou enfrentando complicações no último mês de setembro. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele passou por diferentes redações de jornais do Rio, como “Extra”, “O Dia”, “Jornal do Brasil”, “O Globo” e trabalhava, até este ano, na redação do programa de TV “Conversa com Bial”, da “TV Globo”.
Apaixonado por samba e Carnaval, Marceu compôs mais de 120 sambas, ao lado de nomes como Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Tuninho Galante. Ele deixou três filhos.


