O vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio, solicitou à prefeitura a realização de estudos de viabilidade para a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos e Veículo Leve sobre Pneus (VLT/VLP) até o estádio de São Januário e o Mercado Municipal (Cadeg). O objetivo é melhorar o acesso de moradores da região e frequentadores dos dois equipamentos.
O ofício foi encaminhado nesta sexta-feira (24) à Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa da prefeitura responsável por estruturar e gerenciar projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões na cidade. O documento também foi enviado ao secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Argumentos do vereador para a expansão do VLT até São Januário
Duarte se apoia em dois acontecimentos recentes para justificar a iniciativa. O primeiro ocorreu durante audiência na Câmara, no último dia 16, quando a prefeitura apresentou um plano preliminar para expansão do sistema VLT São Cristóvão, prevendo cinco paradas e quatro novas estações: São Cristóvão, Leopoldina, Pavilhão de São Cristóvão e Quinta da Boa Vista.
O bairro de São Cristóvão foi incluído na Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Região do Porto por meio de lei complementar, que ampliou o perímetro da Operação Urbana Consorciada. A medida reconhece que a localidade e suas adjacências necessitam de requalificação urbana, considerando sua relevância histórica e localização estratégica.
Na avaliação de Duarte, a inclusão do bairro indica a intenção do Poder Executivo de integrar o modal VLT com equipamentos culturais, turísticos e educacionais da região. Nesse sentido, ainda segundo o parlamentar, São Januário e o Cadeg se enquadram perfeitamente nessa lógica de desenvolvimento urbano e integração de transporte.
Substituição do BRT pelo VLT e VLP
O segundo fator citado por Duarte foi a aprovação, nesta quinta-feira (24), do projeto de lei complementar que autoriza a prefeitura a delegar, via PPP, a implantação e operação de sistemas de transporte de média capacidade (VLT/VLP) nos corredores Transoeste, Transcarioca e na AEIU da Região do Porto, incluindo São Cristóvão. Na prática, trata-se da substituição do sistema BRT pelo de trilhos.
“Assim, tendo em vista que o projeto contempla a AEIU Porto e áreas adjacentes, venho sugerir a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para expansão do sistema VLT/VLP até outros polos igualmente relevantes para o desenvolvimento local: o estádio de São Januário e o Mercado Municipal”, escreveu Duarte no ofício.
Reforma do estádio de São Januário
Por fim, o vereador destacou que a reforma prevista para o estádio do Gigante da Colina aumentará sua capacidade. Cabe destacar que Duarte também representa a Câmara no Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada de São Januário.
“Sabemos que o estádio está em processo de reforma e ampliação. Hoje, se o acesso e a saída do local já são bastante difíceis, imaginem depois da reforma, quando a capacidade de público subirá de 20 mil para 45 mil, 50 mil pessoas. Será necessário que o transporte público alcance melhor a região, além de atender o comércio e os moradores locais”, afirmou o parlamentar.


todos agem em causa própria, ( pedido eleitoreiro )pq não um VLT direto pra baixada, pq não um metrô direto pra baixada, ( no alto) pobre só serve pra votar, quem frequenta a Cadeg, são pessoas de outro patamar, comerciantes, ou turistas, tem carro , cidade de governantes corruptos empregam o dinheiro do povo , em nome do povo” pelo o povo em causa própria” e se dizem o salvador da pátria, Eduardo Paes o pior prefeito q o RJ já teve , qndo essa cortina cair, hum o castro miliciano q quer ir pra o senado! kkkk
Baixada são outras cidades, e os vereadores do município do Rio, representam apenas a cidade do Rio. Você precisa reivindicar isso para os deputados estaduais e governador Cláudio Castro…
Tá equivocado. Trabalhei na Cadeg e era um drama chegar lá. Um transporte de massa chegando lá ajudaria bastante pessoas que trabalham lá e do entorno.
Quanto ao estádio nem se fala, a torcida em sua maioria vai agradecer um transporte a mais para assistir jogos. Ainda mais tendo transferência de modais.
Baixada NÃO faz parte da Cidade do Rio de Janeiro. 🤦♂️
A proposta do vereador Duarte de expandir o VLT até São Januário e o Cadeg é louvável, pois alia mobilidade urbana inteligente à valorização histórica e econômica da região. Trata-se de uma iniciativa que integra transporte, cultura e desenvolvimento sustentável.
PS: O transporte municipal dos municípios da Baixada, realmente merece ser melhorado, mas isto é de responsabilidade das prefeituras da baixada.
A proposta do vereador Duarte de expandir o VLT até São Januário e o Cadeg é louvável, pois alia mobilidade urbana inteligente à valorização histórica e econômica da região. Trata-se de uma iniciativa que integra transporte, cultura e desenvolvimento sustentável.
O transporte público da baixada merece realmente ser melhorado, mas isto é de responsabilidade das prefeituras da baixada.
Todo mundo que frequenta o Cadeg tem carro? De onde você tirou isso? Dezenas de milhares de trabalhadores e moradores circilam pela zona da leopoldina diariamente, é a região mais populosa da cidade por metro quadrado, fora que só o estádio já justificaria a expansão do BRT. Eu moro na Zona Oeste, entendo a necessidade de modais de transporte pra áreas mais afastadas, mas isso não anula a necessidade de transportes na zona portuária.
A baixada merecia pelo menos que as linhas de trem fossem recuperadas (Dq. de Caxias, p. ex.) ou se criar um BRT na Rodovia Washington Luiz.
Procurem seus vereadores e cobrem ue ? Eu hem ,
A proposta do vereador Duarte de expandir o VLT até São Januário e o Cadeg é louvável, pois alia mobilidade urbana inteligente à valorização histórica e econômica da região. Trata-se de uma iniciativa que integra transporte, cultura e desenvolvimento sustentável.
O transporte público dos municípios da Baixada, realmente merece ser melhorado, mas isto é de responsabilidade das prefeituras da baixada.
Parabéns ao Vereador Pedro Duarte pela iniciativa . Super importante , além de melhorar o deslocamento da população tão carente de atenção poderá fomentar os negócios da região e automaticamente aumentar a arrecadação. Penso que seja excelente para todos .
O VLT é muito maneiro.
Que legal, venho propondo essas linhas até o CADEG e tbm até o Grajaú, Santa Teresa e Urca no máximo, pois VLT não é transporte de longa distância, nem de massa, nem carro – chefe como o metrô. Por isso ao contrário dessa proposta é muito reprovável colocar VLT na Transcarioca e Transoeste, pois as distâncias e as demandas são de metrô e não mudaria nada para a população em velocidade e muito pouco em capacidade. Onde o VLT tbm vai competir com ttânsito e se sujeitar aos semáforos enquanto o metrô tem seu próprio caminho. Por isso tbm pedir VLT até a Baixada é ignorância pira sobre mobilidade.
O Paes vai torrar dinheiro e não vai melhorar nada de mobilidade. Poluição e manutenção são irrelevantes diante do gasto e custo benefício. Tem q pedir metrô e mudança da lei para participar de construção metroviária com recursos municpais.
Lembro tbm da proposta correta de VLT pela Barra, aí sim, conplementando o metrô e ligando os interirores de bairros e entre bairros. Como seria interessante linhas entre Vargens e o litoral do Recreio.
Meus amigos falando sério, VLT prá são Januário e CADEG,no primeiro dia dê circulação, não vai sobrar nem os trilhos, vejam os ônibus 474,475, quê circulam no jacaré, é 0800, e o VLT não vai ser diferente, mais campanhas eleitorais vale tudo e o prefeito Eduardo paz sabe aproveitar muito bem essas ocasiões,
Por que não se gasta dinheiro público investindo naquilo que seria mais eficiente: metrô.
O metrô não tem engarrafamento, nem está sujeito à interferência das condições climáticas, violência do trânsito e da criminalidade por estar abaixo da superfície e ambiente mais controlado.
Sem essa que metrô cabe ao governo do Estado do RJ. Formando um consórcio público com recursos das esferas municipal, estadual e federal poderia expandir o metrô muito bem.
E por falar de recursos de outros entes, do montante de arrecadação da União no Estado do RJ apenas uma fração de aproximadamente 15% retorna. Isso é um roubo! (enquanto outros estados chegam a receber 300%)
Esee eo partido Novo não sabe de nada por que é Novo esse arrombado não anda de VLT